
O que as pessoas realmente procuram nas mídias sociais?
Esta é uma pergunta freqüente nos brainstorns de marketing das empresas e agências de publicidade. Com a difusão cada vez mais massiva da influência das mídias sociais na decisão de compra, as marcas tem buscado formas de abordar seus consumidores, oferecendo algo além da propaganda propriamente dita. Mas você já parou para pensar no que seus seguidores e potenciais consumidores gostariam de ler em seus perfis e páginas nas redes sociais?
Uma pesquisa, promovida pelo Instituto Sophia Mind durante o segundo semestre de 2010, mostrou que para grande parte das mulheres presentes no Twitter, aspectos como conteúdo e sorteios são essenciais para que elas se sintam motivadas a seguirem uma marca na qual se identifiquem. Além disso, elas esperam que a marca interaja, seguindo e respondendo seus tweets relativos a dúvidas, criticas e até mesmo elogios sobre o produto.
Não existe uma fórmula pronta para isso, afinal de contas, como qualquer outra ferramenta de marketing, as mídias sociais precisam de profissionais especializados e capazes de analisar o ambiente como um todo, identificando oportunidades de acordo com o perfil de seus consumidores, desenvolvendo estratégias de divulgação e relacionamento com eles. O que funciona para uma marca X pode não funcionar para a minha, e por aí vai. Mas o fato é que um bom conteúdo aliado a um feedback por parte da empresa é sempre bem vindo!
Para quem quiser ler toda a pesquisa e a relação das mulheres com as redes sociais, clique aqui.
Com informações da Cris Arcangeli
Nenhum comentário:
Postar um comentário